Está na hora de planear uma viagem: Preocupações dos turistas seniores no planeamento de viagens de lazer aos Açores

Resumo:

Este estudo pretende identificar os principais fatores de preocupação dos turistas seniores quando estão a planear uma viagem de lazer, os quais podem influenciar a tomada de decisão de viajar e a escolha do destino turístico. O estudo particulariza os turistas seniores que visitam os Açores. Foram definidos os seguintes objetivos de investigação: (i) analisar o grau de importância atribuído às preocupações com o planeamento das viagens: (ii) verificar se existe uma associação estatisticamente significativa entre as variáveis sociodemográficas e as preocupações com o planeamento da viagem, (iii) estudar a associação estatística da perceção do rendimento económico e do nível social com as preocupações com o planeamento das viagens; e (iv) determinar se é possível identificar grupos homogéneos de turistas, com base no grau de importância atribuído aos principais fatores de preocupação associados ao planeamento de viagem. Os resultados da análise quantitativa dos dados obtidos, recolhidos através de questionário, permitem concluir que: (i) os turistas seniores atribuem maior importância à oferta alimentar, ao alojamento confortável e ao clima; (ii) existe uma associação estatisticamente significativa entre variáveis sociodemográficas e as preocupações com o planeamento das viagens; (iii) há uma associação estatisticamente significativa entre a perceção do rendimento económico e do nível social e as preocupações com o planeamento das viagens; e (iv) é possível identificar grupos homogéneos de turistas seniores, em função da importância atribuída aos fatores de preocupação com o planeamento da viagem.

Palavras-chave: Turismo sénior; Planeamento da viagem; Preocupações com a viagem; Condicionantes da viagem; Análise de clusters

Referência: Moniz, A. I., Silva, O., Medeiros, T., & Furtado, S. (2018). Está na hora de planear uma viagem: Preocupações dos turistas seniores no planeamento de viagens de lazer aos Açores. In J. A. C. Santos, M. C. Santos, M. B. Correia, & C. Ramos (Eds.), Tourism & Management Studies International Conference: Book of Abstracts (p. 14). Faro: Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. ISBN: 978-989-8859-53-2.

Clique em Está na hora de planear uma viagem – preocupações dos turistas seniores no planeamento de viagens de lazer aos Açores para aceder diretamente à publicação.