Turismo Sénior e Bem-Estar
no destino Açores:
CRIAÇÃO DE UM PRODUTO CULTURAL

Financiamento: PROJECTS AZORES PO2020
Iniciativa do Programa Operacional Açores 2020, com financiamento FEDER E ORAA

Equipa de investigação: Teresa Medeiros, Ana Moniz, Licínio Tomaz, Osvaldo Silva, Virgílio Vieira & Carlos Santos
Coordenação: Teresa Medeiros
Consultor: Joaquim Ferreira
Apoio Técnico: Sheila Furtado
Colaboração de voluntários: Ilda Magalhães, Antonieta Meneses, Margarida Oliveira, Leonor Garcia, Marina Dias, Fernanda Lezaola e Linda Luz

O setor do turismo tem contribuído, nos últimos anos, para minorar a crise económica e aumentar o emprego, alavancando a economia portuguesa (e açoriana). Considerando que o turismo sénior constitui um segmento em expansão, em consequência do aumento demográfico da população idosa mundial e do aumento da esperança de vida, o Projeto Tu-Sénior 55+ visa o desenvolvimento de modelos programáticos de ações/iniciativas, com conteúdos próprios e atividades culturais e lúdico-expressivas, adequados à promoção da saúde e bem-estar ao público Sénior nas suas diferentes valências, limitações e necessidades. A necessidade de conhecer e apetrechar com conteúdos estimulantes as ações desde o acolhimento, ao acompanhamento e à monitorização de todas as atividades para este segmento populacional, é suportada por um processo de investigação inter e multidisciplinar.

O objetivo principal do projeto “Turismo sénior e bem-estar no destino Açores: criação de um produto cultural” centra-se na conceção, estruturação e desenvolvimento de um produto promocional de ações e iniciativas sequenciadas que integrem as atividades culturais e ambientais num quadro articulado que configure um itinerário ocupacional que vá de encontro às necessidades de saúde e bem-estar das pessoas com mais de 55 anos.

METODOLOGIA

Em termos metodológicos, o presente estudo utiliza o método multi-sítio e a análise multivariada, desenrolando-se em duas etapas ou dois estudos complementares: os Estudos 1 e 2.

O Estudo 1 centra-se na realização de um inquérito por questionário a uma amostra descentrada de turistas seniores com idade igual ou superior a 55 anos de idade que visitam o destino Açores. A recolha de dados é efetuada em diferentes localidades selecionadas de acordo com a sua pertinência de ligação ao arquipélago Esta investigação é predominantemente quantitativa e implica a construção de um instrumento de sondagem com fatores e dimensões estandardizados capazes de permitir avaliar as atitudes, apetências, motivações, expetativas, satisfação e solicitações dos turistas seniores com mais de 55 anos de idade.

Objetivos específicos do Estudo 1:

– Compreender as motivações, os interesses e as necessidades dos turistas seniores, consumidores do destino Açores, designadamente do consumo de um produto de vertente cultural e de otimização da saúde e bem-estar.

– Verificar as necessidades de acessibilidade e outras peculiaridades de alimentação, segurança, saúde, transportes e outras.

– Deduzir se o destino Açores é desejado e quais as suas potencialidades/limitações em matéria de turismo sénior.

O Estudo 2 foca-se nos agentes, promotores e atores privilegiados que no ramo turístico detém informação relevante quer em termos de conhecimento especializado, quer em termos de perceção do estado das tendências do turismo sénior no conjunto do sector do turismo. A auscultação dos principais agentes implicados (decisores políticos, instituições ligadas ao turismo, diretores hoteleiros, agentes de viagem, guias, empresários ligados ao ramo, museus, restauração, etc.) requer uma metodologia qualitativa, sendo concretizada pela implementação de entrevistas em profundidade que serão tratadas em função de uma análise de conteúdo e da criação de categorias compreensivas/interpretativas suscetíveis de nos facultarem material inalcançável por outra via.

Objetivos específicos do Estudo 2:

– Indagar agentes, operadores no setor de turismo, agentes hoteleiros, agentes de animação e entidades governamentais sobre as especificidades do segmento sénior do turismo.

– Conhecer hábitos, rotinas, práticas e apetências dos visitantes seniores no destino Açores.

– Compreender o tipo de solicitações suscetíveis de facultar informação para o desenvolvimento de programas culturais específicos como produto para turismo sénior.

– Verificar as potencialidades e oportunidades do ambiente natural e dos recursos culturais do destino Açores.

– Proceder a uma análise SWOT, na oferta de serviços e atividades ao segmento de turismo sénior.

Evolução do Projeto